quarta-feira, 20 de julho de 2011

Severos Price Snape

Severo Prince Snape, nascido em 09 de janeiro de 1959, filho da bruxa Eillen Prince e do trouxa Tobias Snape, foi durante a infância um garoto tímido, feio, assustado e marcado por uma família problemática por conta de um pai autoritário. Desde os nove anos conhece a família Evans, principalmente Lílian e Petúnia. É apaixonado desde então por Lílian, e é ele que lhe dá a notícia de que ela é uma bruxa e provavelmente irá a Hogwarts, causando ciúmes na irmã mais velha.
Em 1971, Severo e Lílian vão juntos para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e em sua primeira viagem conhecem e, conseqüentemente, abominam Tiago Potter e Sirius Black por sua grande prepotência – estes, mais tarde, apelidariam Severo de Ranhoso. Na Seleção das Casas, Snape é mandado para Sonserina e Lílian para Grifinória, acompanhando os garotos rudes que conheceram no trem, resultando um grande descontentamento para o garoto apaixonado. Desde muito pequeno Severo se interessava pelas Artes das Trevas, e dizia Sirius, que o novato sonserino sabia fazer mais feitiços que os alunos do sétimo ano.
Em sua nova casa, conheceu alunos que mais tarde se tornariam Comensais da Morte como Belatriz Lastrange, Lúcio Malfoy, Avery e Mulciber, e essas novas companhias não agradavam nem um pouco Lílian Evans, que embora estivesse em casa diferente, ainda o seguia e se preocupava com ele. Com o tempo, já na adolescência, a dupla irritante do Expresso Hogwarts se tornou um quarteto denominado “Marotos”, formado agora por Tiago, Sirius, Lupin e Pettigrew, o qual se dedicava integralmente a aborrecer Snape, após pegá-lo investigando as saídas noturnas dos garotos. Sirius, para lhe dar o troco, mandou Severo para o esconderijo no Salgueiro Lutador, e ali Snape descobre que Remo Lupin era na verdade um lobisomem. Essa descoberta quase lhe custou a vida, se Tiago não chegasse a tempo de lhe salvar. Snape nunca se perdoou por dever sua vida ao seu maior rival.
Severo Snape se auto-intitulava Príncipe Mestiço, por causa de seu sobrenome Prince e também por sua origem bruxa. Com este personagem, Snape escrevia no seu livro de poções dicas e feitiços perigosos inventados por ele mesmo como o Levicorpus e Sectusempra.
Depois dos testes dos NOM’s, Severo é humilhado publicamente por Tiago e Sirius, que utilizaram o feitiço inventado por ele, e acaba discutindo com Lílian, que já desaprovava há muito tempo suas amizades em Sonserina, e a chama de Sangue-Ruim. Ele tenta se desculpar, mas ela constata que eles escolheram caminhos diferentes, e mesmo Lílian não gostando de Tiago no começo, quando adulta casa-se com ele.
Snape acaba se tornando um Comensal da Morte, era o que mais Voldemort confiava por suas extremas habilidades nas artes das trevas, ele também se torna respeitado pelos companheiros comensais. Severo foi o comensal que ouviu sobre a profecia que envolvia o nascimento daquele que derrotaria o Lorde das Trevas, e tratou de contar logo ao seu mestre. Mais uma vez, Snape se arrependeu profundamente de sua atitude, pois isto resultou na morte de seu grande amor Lílian (agora Potter).
Depois da morte dela, Snape consegue uma vaga como professor de Poções em Hogwarts com intuito de proteger o único herdeiro de Lílian. Embora sempre almejasse o cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e Dumbledore nunca o concedesse, Severo permaneceu na escola sob desconfianças. Para Voldemort, ele era um espião muito útil, que na hora certa, o ajudaria a destruir Harry Potter. Já para Dumbledore, ele realmente estava arrependido, pois o amor era mais forte e capaz de fazê-lo trair seu mestre.
Durante os anos que lecionou esteve sob os olhares destas partes, e foi no sexto ano de aula de Harry que Snape mostrou sua lealdade a Dumbledore, sendo capaz de matá-lo, por ordens do próprio diretor, para evitar que algo pior ocorresse, embora isso tenha sido descoberto pelo garoto Potter apenas no sétimo ano, após tê-lo julgado maldosamente durante esse tempo.
Snape se tornou diretor de Hogwarts depois da tomada do Lorde das Trevas em todo o mundo bruxo, mas não por muito tempo, pois em busca de mais poder para destruir Harry, Voldemort conclui que Severo é o verdadeiro possuidor da Varinha da Morte e manda Nagini o matar. Antes de morrer, ele extrai suas memórias para Harry, que descobre que o severo professor sempre foi leal a ele e a Dumbledore, e que pediu pessoalmente ao seu suposto mestre para poupar a vida de Lílian e que ele era o único comensal capaz de conjurar um patrono, um patrono em forma de corça, o mesmo de sua mãe, que uma vez ajudou Harry, Rony e Hermione na floresta trazendo a espada de Gryffindor.
Harry aparece depois de dezenove anos na estação de King Cross embarcando seus filhos no Expresso Hogwarts, e o mais jovem deles que iria para escola se chamava Alvo Severo, nomes estes, segundo Harry, dos maiores homens que ele já conhecera.
O quadro de Snape não apareceu com os outros quadros de diretores na sala do diretor, porque ele saiu e deixou a escola no meio de uma guerra, para tentar salvar a vida e poder contar tudo a Harry antes de ter que morrer. J.K. Rowling disse em uma entrevista que Harry pediu o quadro de Snape na sala dos diretores depois de um tempo, em que explicou para o ministério quem realmente ele era. Severo Snape é o homem mais corajoso de todos os tempos, segundo Harry Potter, no epílogo da série.
Ficha ::
Nome Completo: Severo Prince Snape.
Significado do nome: Severo é óbvia conotação de severidade e rigor. Também há vários santos com o nome ‘Severo’. J.K revelou que “Snape é uma vila inglesa”, provavelmente uma em North Yorkshire, próximo de Hadrian’s (também conhecido como Severo) Wall. Essa vila também possui um ‘Castelo de Snape.’ Existe também outra vila chamada Snape que é perto de Saxmundham, nordeste de Ipswich, perto do Rio Alde. Snape também pode ser um verbo em Norueguês Antigo: ser severo com, repreender, tratar com desdém, insultar, desonrar, desgraçar. Verbo ‘sneap’ (possui o mesmo som que Snape): beliscar, apertar, sacrificar, repreender, desprezar. Prince, seu nome do meio, significa Príncipe em inglês.
Apelido: ‘Sev’, apelido pelo qual Lílian o chamava, ‘Ranhoso,’ usado por Tiago para ridicularizá-lo.
Nascimento: 9 de Janeiro de 1959 (estimado).
Morte: 1º de Maio de 1998.
Aparência: Olhos negros e frios. Cabelo preto e oleoso, na altura do ombro. Parece um morcego, mas JK já afirmou que ele não é um vampiro. Possui um nariz comprido, em forma de gancho. Vestes longas e pretas quando adultos. Quando criança, não parecia ter roupas próprias. “[...] jeans excessivamente curto, um casaco enxovalhado e tão largo que poderia pertencer a um adulto, uma camisa estranha, com aspecto de bata.” (RdM33). Possui Cicatrizes na perna, onde Fofo o mordeu uma vez. Tem a Marca Negra no antebraço esquerdo que nem sempre é visível. É descrito como amarelado, mas também descrito como muito pálido.
Família ::
Sangue: Mestiço.
Pai: Tobias Snape (Trouxa).
Mãe: Eileen Prince (Bruxa).
Relacionamentos ::
Melhores amigos: Lílian Evans, até o quinto ano; Dumbledore.
Inimigos: Voldemort, Tiago Potter, Sirius Black e os outros Marotos.
Outros: Severo amava fielmente sua amiga de infância Lílian Evans, mas de um modo possessivo e obsessivo, até o último instante de sua vida.
Histórico em Hogwarts ::
Casa: Sonserina.
Ano de Matrícula: 1971.
Ano de Formatura: 1978.
Cargo em Hogwarts: Professor de Poções (1980-1995), Professor de Defesa Contra as Artes das Trevas (1996-1997) e Diretor (1997- maio de 1998).
Outros ::
Forma do Patrono: Corça.
Maior Desejo: Ver ele e Lílian juntos.
Pior Memória: Possivelmente a pior lembrança de Snape é o episódio humilhante no qual Tiago Potter o ergue no ar de cabeça pra baixo, deixando sua cueca encardida a mostra e quando Snape chamou Lílian de Sangue-ruim. Entretanto, Dumbledore acredita que sua pior lembrança é, na verdade, quando Snape percebeu que Voldemort estava indo atrás dos Potters por causa da Profecia.
Objetos: Livro de Poções – Estudo Avançado no Preparo de Poções.
Poderes especiais: Oclumência, Leglimência.
Livros em que aparece: PF, CS, PdA, CdF, OdF, EdP e RdM.
Severo Snape na fase adulta é interpretado pelo ator Alan Rickman e o jovem Snape é feito por Alec Hopkins.